Martin Luther King

domingo, 15 de janeiro de 2012

 


"Pode ser verdade que é impossível decretar a integração por meio da lei, mas pode-se decretar a não-segregação. pode ser verdade que é impossível legislar sobre moral, mas o comportamento pode ser regulamentado. Pode ser verdade que a lei não é capaz de fazer com que uma pessoa me ame, mas pode impedi-la de me linchar" - Martin Luther King

"Nascido em 1929, filho de um pastor batista, Martin Luther King Jr. foi criado no Sul dos Estados Unidos, onde o racismo sempre originara muitas injustiças sociais ao longo de séculos de discriminação.
Inspirado por Gandhi, o líder nacionalista indiano em 1955 Martin Luther King foi para a linha de frente da luta dos negros norte-americanos pelos direitos civis, quando agiu como porta-voz dos que protestavam contra o racismo na cidade de Montgomery, Alabama. Desde o início, demonstrou uma energia, uma coragem e uma força que cativariam milhares de pessoas nos Estados Unidos e no mundo.
Durante treze anos seguintes, Martin Luther King pregou o amor e perdão - mesmo quando encarcerado e ameaçado de morte. Apelou para a consciência de seu país e deu a seu povo a coragem de lutar pela igualdade e por seus direitos como cidadãos livres.
Durante toda sua vida, Martim Luther King pregou contra a desumanidade do homem em relação ao próprio homem, contra guerra e contra a pobreza. Quando foi assassinado, em 1968, pessoas de todos os credos e posições política choraram a morte do líder negro norte-americano que tinha ajudado a conscientizar a humanidade."

Texto extraído da coleção "Grandes líderes" escrito por Nancy Shuker, publicado pela editora Nova Cultural.

0 comentários: