O Abissínio - Jean-Christophe Rufin

terça-feira, 21 de agosto de 2012

 



Esta obra trata-se do relato das extraordinárias viagens de Jean-Baptiste Poncet, embaixador do Negus junto de Sua Majestade, o rei Luís XIV. É indubitávelmnte, a prova da inteligência e perspicácia deste grande estrategista nas relações diplomáticas e políticas da época.
Este livro narra, através de uma escrita detalhista e romântica, a grande aventura de um simples boticário rumo a Abissínia, da qual torna-se diplomata. A tênue linha das relações religiosas, políticas e diplomáticas dos povos envolvidos nesta história são tão minuciosamente descritas, que o leitor consegue perceber muito bem a fragilidadedo poder.
Com base em fatos verídicos e tendo como pano de fundo o amor de Alix e Poncet, esta narrativa proporciona, de forma contagiante, belíssimos momentos de leitura e reflexão.
Uma das reflexões a que fui levada a fazer foi a de como seria o Ocidente atual, se este não tivesse perdido tanto tempo a conquistar, dominar e explorar os outros povos, ao invés de tentar compreender, aceitar e aprender com estas diferentes culturas?

0 comentários: